Chapada dos Veadeiros – Goiás

Chapada dos Veadeiros – Goiás2022-07-09T17:45:03-03:00

Cachoeira Carrossel- Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Almécegas 1

Lago do Cânion- Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Localizada no nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros abrange ampla área do cerrado brasileiro. Tatus, araras, tucanos, lobos-guarás e outros animais convivem com águas de cachoeiras, perambulam pelo interior das matas de árvores baixas, retorcidas, e cravam suas patas sobre um solo formado por pedras de um bilhão de anos, entre elas o cristal. Atualmente, um parque nacional preserva esse conjunto e acolhe visitantes que caminham, pelas trilhas criadas pelos antigos garimpeiros, em direção ao encontro de cânions e de cascatas emoldurados pelas árvores do cerrado. Em abril de 2022, estivemos lá, Adriana e eu, para vermos e sentirmos a natureza, para ouvirmos histórias como a que está disponível logo abaixo, contada por Roberto, 72 anos, antigo garimpeiro, vendedor de cristais e de outras pedras em uma barraca na avenida principal de Alto Paraíso de Goiás. Sentados em frente de seu pequeno comércio, Adriana e eu ouvimos, durante duas horas e meia, suas histórias entre sons de carros e de motos. Foi Léa, a proprietária da pousada, quem nos apresentou a ele. Da conversa ali, na calçada, naquela tarde chove-não-chove, a Adriana recortou, pelo aplicativo Audacity, o trecho do tatu garimpeiro. Ouvi a gravação e fiz a história.

Repito aqui as informações iniciais encontradas também no início ou no final de filmes. Esta história é baseada em fato reais.

Temos, no NAHum, a intenção de sensibilizar professores para orientarem as crianças a ouvirem histórias dos avós e dos pais, para, literariamente as recriarem. Não recomendamos a transcrição do dito, mas sua recriação literária inspirada nesses relatos orais. Com essa conduta, pais e avós podem doar para a escola os conteúdos com os quais seus filhos e seus netos podem aprender a linguagem escrita e se lambuzarem com cultura.

Criei uma história em terceira pessoa e outra em primeira. Os professores podem fazer a mesma experiência com as crianças para que elas escolham o foco narrativo. A primeira pessoa pode preservar expressões e construções próprias como as do cerrado faladas por Roberto. A terceira permite melhor domínio da história e de seus detalhes.

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