Somos um grupo de educadores interessados, por um lado, fazer avançar os estudos sobre alfabetização que propiciem, notadamente às crianças pobres do Brasil, condições para a apropriação de atos de ler e de escrever que promovam o seu desenvolvimento intelectual. De outro, queremos abrir trincheiras de resistência contra as políticas públicas que visam a desumanizá-las.

Nossos Objetivos


Nossos Fundadores


Dagoberto Buim Arena

Graduado em Letras, mestre e doutor em Educação pela UNESP. Estágios de pós-doutorado na Universidade de Évora (FAPESP); no Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (INRP), em Lyon, França; na Université-Sorbonne, Paris (FAPESP). Livre-docente pela UNESP. Professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, em Marília. Foi professor, diretor de escola e supervisor de ensino na rede pública estadual paulista.


Stela Miller

Doutora em Educação pela UNESP. Docente aposentada do Departamento de Didática e Docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, Campus de Marília. Membro do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Estudo e pesquisa sobre metodologia e prática de ensino em língua portuguesa em consonância com os princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo.


Elianeth Dias K. Hernandes

Doutora e Mestre em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação da FCT da Unesp/PP. Professora Assistente Doutor vinculada ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar – DASE da FFC da Unesp de Marília. Participante dos Grupos de Pesquisa: GAPE; PROLEAO; CELLIJ. Pesquisadora nas áreas de Formação de professores; Política e Avaliação Educacional; Ensino da Leitura e da Escrita.

Nossos Colaboradores

Adriana Pastorello Buim Arena

Érika Christina Kohle

Fernanda Duarte Araújo Silva

Neire Márcia da Cunha

Suely Amaral Mello

Sônia de Oliveira Santos

Vanilda Gonçalves de Lima

LET’S GET STARTED