Somos um grupo de educadores interessados, por um lado, em fazer avançar os estudos sobre alfabetização que propiciem, notadamente às crianças pobres do Brasil, condições para a apropriação de atos de ler e de escrever que promovam o seu desenvolvimento intelectual. De outro, queremos abrir trincheiras de resistência contra as políticas públicas que visam a desumanizá-las.

Nossos Objetivos

Nossos Fundadores


Dagoberto Buim Arena

Graduado em Letras, mestre e doutor em Educação pela UNESP. Estágios de pós-doutorado na Universidade de Évora (FAPESP); no Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (INRP), em Lyon, França; na Université-Sorbonne, Paris (FAPESP). Livre-docente pela UNESP. Professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, em Marília. Foi professor, diretor de escola e supervisor de ensino na rede pública estadual paulista.


Stela Miller

Doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Unesp, Campus de Marília (1998). Docente aposentada do Departamento de Didática e Docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, Campus de Marília. Membro do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Estudo e pesquisa sobre metodologia e prática de ensino em língua portuguesa (anos iniciais do ensino fundamental), em consonância com os princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo.


Elianeth Dias K.
Hernandes

Doutora e Mestre em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação da FCT da Unesp/PP. Professora Assistente Doutor vinculada ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar – DASE da FFC da Unesp de Marília. Participante dos Grupos de Pesquisa: GAPE; PROLEAO; CELLIJ. Pesquisadora nas áreas de Formação de professores; Política e Avaliação Educacional; Ensino da Leitura e da Escrita. Professora e gestora na Educação Básica (1976-2009).

LET’S GET STARTED