Projeto Abra e leia: troca de correspondência interescolar
O Projeto Abra e Leia foi desenvolvido no ano de 2023, entre o final de setembro e início de novembro, na rede municipal de Uberlândia-MG. Foi uma iniciativa colaborativa que envolveu em torno de quatrocentos estudantes e vinte professoras de oito escolas de Ensino Fundamental 1 e 2 do município, dentre elas duas escolas situadas na zona rural.
Vale muito a pena conhecer o trabalho coordenado pela professora formadora do CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz), Simene Gonçalves Coelho.
Quem sabe você também possa construir um projeto como este!
O proejto “Abra e leia” é uma experiência formativa em duas dimensões importantes: para as crianças, como uma possiblidade de se constiturem como produtoras de textos/leitoras e para professores implicados com a sua própria formação. Compartilhar saberes e experiências constitui-se como uma necessidade formativa para todos aqueles/as que buscam justificar suas escolhas teóricos/metodológicas e situar porquê escolhemos determinadas práticas em sala de aula em detrimento de outras. Parabéns ao NAHUM por compartilhar experiências que podem inspirar/transformar práticas de outros/as professores/as. É possivel transformar o que temos feito com as crianças… sempre!
obrigado Hercília, pelos comentários.