Agora o NAHum tem podcast, o NAHumCast! Ouça a primeira temporada do NAHumCast – Fundadores do Núcleo de Alfabetização humanizadora.
A primeira temporada tem a participação dos três professores-pesquisadores fundadores do NAHum: Stela Miller, Elianeth Kantack Hernandes e Dagoberto Buim Arena.
1º episódio: História do NAHum: como tudo começou
2º episódio: Alfabetização numa perspectiva humanizadora
3º episódio: Formação continuada das alfabetizadoras
Créditos: A música Brasileirinho é um choro composto em 1947, por Waldir Azevedo, músico e compositor brasileiro.
O NAHumCast não tem fins lucrativos.
O podcast “NAHumCast” é produzido pelo Núcleo de Alfabetização Humanizadora. Clique aqui para falar com a equipe.
Que delícia é ouvir vocês! Perceber que não estamos sós contra a alfabetização alienadora que se instaura (e muito rápido!) nesse país!!! Vocês são maravilhosos!!! Saudades!!!
Agradeço pelas palavras no NAHumCast e pelos materiais da página!
Ana Laura, agradecemos o teu comentário. Você sempre foi uma professora alfabetizadora inovadora. Como você é uma pesquisadora de Freinet, vão aqui alguns links importantes.
IV Colóquio Lecturi – Refrações das palavras freinetianas para a educação do século XXI
Inscrições
Link de inscrição: https://forms.gle/fGqderPH2YCDiSBv7
Link dos encontros: https://www.youtube.com/c/grupolecturi-faced-ufu
Bom trabalho.
Dagoberto
Que maravilha ouvi-los, uma ruptura necessária! Como pedagoga graduada a pouco, fico grata por essa iniciativa e o acesso a este conteúdo, principalmente na pessoa da professora Elianeth, que durante uma disciplina do mestrado, há alguns meses, nos apresentou, teorica e respeitosamente esse contraponto em relação a alfabetização, nos colocando em situações de debates, dúvidas e necessidade de leituras e análises das teorias e concepções evocadas às discussões. No entanto, as concepções fundamentais que embasam essa linha de pensamento aqui defendida, nos levam de fato não só a refletir sobre a especificidade do ensino do ato de ler, mas principalmente sobre o nosso próprio posicionamento, no fazer educativo nas diferentes áreas do ensino e aos nossos anseios de escola e sociedade desejadas!
Gratidão,
Agradecemos o comentário, Beatriz. Bem-vinda ao grupo.
Boas observações, Beatriz. Obrigado.
achei maravilhoso todo esse conhecimento e saber que ainda existem pessoas que que pensam de forma tão aberta e edificante, MARAVILHOSO
Fabio, gostei desse MARAVILHOSO em caixa alta. Quer dizer que você gostou mesmo. Vou falar com o nosso pessoal para a gente se virar e criar mais podcasts a respeito do que lemos e do que pensamos.
bom dia, me chamo Wellington estou iniciando pela vida acadêmica na área da pedagogia em bora meu conhecimento cresce, bem sei, que o preciso de mais pois entendo que em nosso pais precisamos de inovações quanto ao método e talvez também quanto ao currículo, muito me agrada o tema da alfabetização humanizadora, muitas coias ainda não entendo quando certos saberes não usam embasamento teórico, embora que pelo texto lido e analise se é ou não critico ou pós critico faço minhas analise de autores e este site acredito que me trara uma luz de como atingir de modo eficaz.
Continue conosco, Wellington. Vamos juntos por estas páginas. Por elas pensaremos, nos alegraremos, nós nos sentiremos solidários em busca de teorias e práticas de alfabetização que ajudem o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças brasileiras.
Escutando ao 1º episódio: “História do NAHum: como tudo começou”, pude perceber o quão interessante e importante é o NaHum para a construção de uma alfabetização pautada na humanização da criança, ou seja, fazer com que a criança sinta que ler e escrever é fundamental e imprescindível para a vida, nas interações com o próximo, que é muito mais do que uma consciência fonológica com métodos fônicos ou silábicos. A leitura e a escrita como forma de permitir que essa criança tenha vez e voz na sociedade e não somente pra ter o domínio do código de representação da língua.
O Nahum é uma excelente ferramenta para o professor que pensa dessa mesma forma. Através dos boletins, publicados de 2 em 2 meses, é possível se fazer reflexões teóricas importantíssimas do assunto Alfabetização Humanizadora, e assim, levar o conhecimento para a sala de aula em suas práticas pedagógicas.
São sementinhas que vão sendo plantadas de pouco a pouco. De sala em sala. De escola em escola. Até que se tenha uma consciência geral da importância de se humanizar muita coisa na educação, inclusive, a alfabetização.
Adriano, você se posicionou muito bem e quase escreveu um artigo com seu depoimento. Você tem toda razão. Plantamos sementes. Nós e vocês, leitores. Juntos semeamos. Colhem os frutos os que sabem colher. As crianças colhem os bons frutos porque estão sempre à procura do sentido e da razão deste mundo que legamos para elas.
Muito interessante, esclarecedor e importante para a nossa realidade, pois esse núcleo faz com que nós futuros pedagogos (as) reflitamos sobre o quanto a alfabetização está sendo prejudicada.
Percebemos que os podcasts estão sendo ouvidos. Então é hora de a gente gravar mais, não é, Alessandra?
Incrível e de fundamental importância romper essa alfabetização que acaba atrapalhando o desenvolvimento das crianças, que infelizmente começam a sofrendo pressão para decodificar o mais rápido possível o que está escrito em uma folha de papel. Necessário essa abordagem que NAHumCast vez !! Amei ouvir.
Obrigado por ter nos ouvido, Driele.
Muito bom ouvir e sentir a mudança em pequenos atos, obrigada!
O trabalho que fornecem para os educadores e futuros educadores, é muito relevante para que o aluno possa
ter condições para a apropriação de atos de ler e de escrever que promovam o seu desenvolvimento intelectual e não somente a memorização e codificação.
Viva a alfabetização humanizadora a e a educação humanizada!
Alita, Viva a alfabetização humnanizadora! Seu grito nos empurra para a frente!!
Muito essa iniciativa de tornar a alfabetização algo mais humanizador. É necessário que as crianças tenham uma acessibilidade melhor para conseguirem obter essa parte do seu processo educacional, que é de extrema importância.
Agradecemos seus comentários, João Pedro. A gente trabalha para que as crianças tenham alfabetização de qualidade.
Sou graduanda de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, muito bom ver o esforço de vocês com a alfabetização das nossas crianças e muito bom ouvir e adquirir um pouco mais de conhecimento!!
Fernanda, agradecemos a tua participação e o interesse em acompanhar o podcast aí no Maranhão, meu Estado do coração.
foi muito interessante conhecer a origem desse belissimo trabalho, continuem firmes na luta por uma alfabetizacao humanizadora
Obrigado, Luís Fernando. Temos de planejar para botar mais conteúdos no ar. O fato de você ter nos ouvido nos anima a continuar.
Muito interessante, pois temos que respeitar o tempo e a velocidade da criança.
Obrigado por ouvir o NAHumCast, Aline, e nos dar o retorno por aqui. Nós temos de criar mais podcasts para divulgar mais o que pensamos e o que fazemos, né?
É satisfatório ver que existem pessoas que se incomodam e se movimentam para não permitir que nossa educação se torne mecânica.
A educação em todos os sentidos ser humanizadora é a porta para tantaa coisas boas acontecerem.
Valéria, nós militamos mesmo para que alfabetização e cultura popular se cruzem para bem formar as crianças. E ter leitoras como você nos anima ainda mais. Obrigado.
Muito bom poder ouvir tantas riquezas de saberes; um trabalho muito relevante, de extrema importância para nós estudantes, pesquisadores e futuros educadores. Promove-nos um desenvolvimento intelectual muito edificante. Estou maravilhada! Muito obrigada. Dacinelva de Jesus Pereira Alves, estudante de graduação – 4º Período – UFMA.
Nos sentimos recompensados com esta expressão “estou maravilhada”. Ficamos felizes, Dacinelva.
Muito interessante a proposta e saber como ela surgiu, amo podcasts!
Comentários como este indicam que a gente tem de se dedicar a postar mais podcasts, não é?