No mês de outubro de 2022, foi publicado o E-book da autora Érika Christina Kohle, intitulado “A aprendizagem da escrita por crianças com suportes digitais”, pela editora da Oficina Universitária – UNESP/Marília, em parceria com a editora Cultura Acadêmica de São Paulo/SP, com apoio da Capes, apresentação de Bruna Ramos Marinho e prefácio de Stela Miller.
Esse livro defende a ideia de que “o ensino da linguagem exige aceitar que os sujeitos estão em contínua constituição à medida que interagem com os outros, num processo contínuo de se completar pelo outro e completar o outro, pois os conceitos que são internalizados por ambos são formas de compreender o mundo.”
Revela-nos que “o ensino de atos de escrita por meio do desenvolvimento de criações que tiveram como suportes o computador e o smartphone teve um significado especial para as crianças da pesquisa realizada, pois além de elas aprenderem a elaborar atos de escrita inseridos na corrente enunciativa foi possível proporcionar a elas um novo ambiente de aprendizagem – o ambiente digital”. Mostra, ainda, que “trazer para a escola variedades tanto de suportes como de gêneros que circulam socialmente sempre causa efeitos benéficos, não só para a aprendizagem de conhecimentos formais da linguagem como também para a vivência de suas práticas sócio enunciativas”.
Para uma leitura completa da obra, acesse o link abaixo e bom estudo!
KOHLE, C. Érika, A aprendizagem da escrita por crianças com suportes digitais. Disponível em:
https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/368. Acesso em 30 de outubro de 2022.
Impossível não fazer um paralelo com a experiência Freinet e a prensa/tipografia na escola. Louco pra ler o trabalho!
Parabéns!
Freinet é sempre uma inspiração. Muito grata, Rodrigo!