O 30º boletim aborda os seguintes temas: A linguagem como enunciado vivo: a relação teoria e prática pedagógica, por Vanilda Gonçalves de Lima; A linguagem como objeto de intercâmbio cultural, por Gisele de Assis Carvalho Cabral; Comentários de crianças a partir de proferição de enunciado narrativo, por Gisele de Assis Carvalho Cabral e Érika Christina Kohle.
A teoria sem prática é vaga, gosto de propor momentos de prática e ludicidade em minhas aulas. A pouco tempo, montei um jornal impresso todo feito pelas crianças, com ilustrações e entrevistas atrelado ao ensino dos gêneros textuais notícias e reportagem foram momentos de muita aprendizagem.
Nayara, que bom trabalho você fez. O jornal é um veículo extraordinário que abriga vários gêneros. Certamente, toda prática tem uma teoria que a embasa, mesmo que não esteja evidente aos olhos das pessoas. O jornal também é importante porque circula em direção ao Outro, aos leitores. Quem escreve já tem no seu horizonte o leitor a orientá-lo na escolha das construções e dos conceitos. Se você quiser, entre em contato conosco para publicar suas experiências na seção Eu Faço assim…