Projeto parlendas – 2008
Neste post, os visitantes podem acessar o vídeo de uma atividade com parlendas feita ao longo de 2008 com turmas da então 1ª série A, da Professora Lucimar de Souza Fagundes Dantas e da 3ª série C, do Professor Adilson Ricardo de Lima Dantas, na Escola Geralda César Vilardi, em Marília. O objetivo foi promover a recuperação, pela criança, de parlendas da infância cantada pelos pais ou avós. A atividade possibilitou às crianças a apropriação da escrita apoiada em manifestações culturais e, ao mesmo tempo, criou as condições objetivas para a preservação da memória cultural familiar. O gênero parlenda, tradicionalmente da cultura oral, apoiou-se na escrita, e na manifestação concreta como jogo, como brincadeira e como arte para se consolidar como cultura popular. Ricas em resultados, as vivências experimentadas pelos alunos reforçaram laços familiares e escolares e inverteram o movimento comum de origem da cultura, de sua distribuição e da seleção dos conteúdos de alfabetização. Em vez de a escola distribuir a cultura do outro, ela recebeu a doação cultura popular. Em vez de ela selecionar os conteúdos, os enunciados para a alfabetização vieram de casa, da cultura familiar, em gêneros criados pela tradição oral. Pessoas de estágios diferentes de escolarização se tornaram as responsáveis em doar para a escola os signos embebidos de cultura pelos quais seus filhos e netos aprenderam a ler e a escrever.
Vídeo: Parlendas e brincadeiras da infância dos pais
Para maiores informações, há dois artigos que analisam a prática pedagógica aqui comentada:
1. O primeiro, mais abrangente, analisa trocas de cartas entre escolas e a recolha de parlendas:
Cartas e Memoria Cultural : Apropriação da Escrita e Participação Social
2.O segundo apresenta, resumidamente, parlendas e brincadeiras da infância dos pais.
A utilização das parlendas como meio de preservação da cultura.
É imprescindível esse espaço de trocas de ideias práticas que valoriza nossa cultura!
Estou apaixonada cada vez mais pela ação do NAHUM em promover reflexões significativas para nosso trabalho.Parabéns aos envolvidos!
Muito obrigada!