Projeto parlendas – 2008

Neste post, os visitantes podem acessar o vídeo de uma atividade com parlendas feita ao longo de 2008 com turmas da então 1ª série A, da Professora Lucimar de Souza Fagundes Dantas e da 3ª série C, do Professor Adilson Ricardo de Lima Dantas, na Escola Geralda César Vilardi, em Marília. O objetivo foi promover a recuperação, pela criança, de parlendas da infância cantada pelos pais ou avós. A atividade possibilitou às crianças a apropriação da escrita apoiada em manifestações culturais e, ao mesmo tempo, criou as condições objetivas para a preservação da memória cultural familiar. O gênero parlenda, tradicionalmente da cultura oral, apoiou-se na escrita, e na manifestação concreta como jogo, como brincadeira e como arte para se consolidar como cultura popular. Ricas em resultados, as vivências experimentadas pelos alunos reforçaram laços familiares e escolares e inverteram o movimento comum de origem da cultura, de sua distribuição e da seleção dos conteúdos de alfabetização. Em vez de a escola distribuir a cultura do outro, ela recebeu a doação cultura popular. Em vez de ela selecionar os conteúdos, os enunciados para a alfabetização vieram de casa, da cultura familiar, em gêneros criados pela tradição oral. Pessoas de estágios diferentes de escolarização se tornaram as responsáveis em doar para a escola os signos embebidos de cultura pelos quais seus filhos e netos aprenderam a ler e a escrever.

Vídeo: Parlendas e brincadeiras da infância dos pais

Para maiores informações, há dois artigos que analisam a prática pedagógica aqui comentada:

1. O primeiro, mais abrangente, analisa trocas de cartas entre escolas e a recolha de parlendas:

Cartas e Memoria Cultural : Apropriação da Escrita e Participação Social

2.O segundo apresenta, resumidamente, parlendas e brincadeiras da infância dos pais.

A utilização das parlendas como meio de preservação da cultura.