A leitura do texto trouxe reflexões acerca dos desafios que surgem nas relações de trocas entre os alunos/as e deles com a professora/a . A Michelle relata importantes condutas que ela tomou para permitir mais autonomia das crianças. Foi pela própria reflexão que as crianças faziam de suas ações e dos colegas em diferentes situações que as tornaram capazes de lidar com situações conflitantes e tornarem-se mais cooperativas. Assim, a professora questionava as crianças para provocar as ideias que tinham para soluções de situações que surgiam na convivência em grupos. Deste modo, as crianças podiam tomar consciência de ações realizadas por elas argumentando sobre como resolver determinada situação e realizando novas ações para a mudança . A própria consciência da professora de aproveitar e valorizar momentos para criar atitudes cooperativas das crianças foi o que permitiu desenvolver esse processo mais cooperativo da turma .
Dagoberto Buim
24 de setembro de 2023 at 08:49- Responder
A leitura do texto trouxe reflexões acerca dos desafios que surgem nas relações de trocas entre os alunos/as e deles com a professora/a . A Michelle relata importantes condutas que ela tomou para permitir mais autonomia das crianças. Foi pela própria reflexão que as crianças faziam de suas ações e dos colegas em diferentes situações que as tornaram capazes de lidar com situações conflitantes e tornarem-se mais cooperativas. Assim, a professora questionava as crianças para provocar as ideias que tinham para soluções de situações que surgiam na convivência em grupos. Deste modo, as crianças podiam tomar consciência de ações realizadas por elas argumentando sobre como resolver determinada situação e realizando novas ações para a mudança . A própria consciência da professora de aproveitar e valorizar momentos para criar atitudes cooperativas das crianças foi o que permitiu desenvolver esse processo mais cooperativo da turma .
É realmente um belo texto!!