Alagoas – São Luís do Quitunde

São Luís do Quitunde, situada a 20 quilômetros do litoral alagoano, cercada por colinas, ora coberta com matas, ora com plantação de cana, guarda na memória moradores do campo belas histórias contadas e recontadas ao longo dos anos. Eu estive lá, representando o NAHum, nos primeiros dias de dezembro de 2022, a convite da Secretaria de Educação, para participar de encontros de formação de professores.

Em visita a uma escola do campo, na fazenda Paraíso, antiga Forquilha, encontrei seu Moura, morador que ali nascera há 72 anos. Ele desfiou histórias do lugar. Gravei-as e, como sempre fazemos no NAHum, as reinventei literariamente. A intenção é a de destacar o papel que a cultura local deve ter na formação das crianças. A vivência de seu Moura tem todo o direito de ser reconhecida pela escola como fundamento da educação das crianças da Fazenda Paraíso. Nesse tipo de trabalho, as crianças lidam com a cultura e com a linguagem escrita literária.

Pedimos aos visitantes do site que ouçam primeiramente o áudio e depois leiam a história para que percebam o processo de criação, de preservação da cultura e da necessidade de sua inserção no currículo da escola do local. Quem oferece o conteúdo para o currículo não é, então, um expert, nem um autor de um livro didático, mas Seu Moura, um dos moradores da fazenda, que ainda labora na própria escola aos 72 anos!!