Aprender a ler, aprender a ver: filmes legendados em escolas – Dagoberto Buim Arena.

O livro — Aprender a ler, aprender a ver: filmes legendados em escolas — tem a proposta de divulgar o passo a passo de uma proposta metodológica ousada, e facilmente exequível, para o professor que deseja dar espaço em seu planejamento para a aprendizagem do ato de ler, porque reconhece que não basta que a criança reproduza oralmente uma palavra para comprovar que sabe ler. Reproduzir oralmente os sons de uma palavra escrita não é ler! Este é um dos princípios que devem ser respeitados nos currículos escolares, mas tem sido desprezado.

Tendo tomado conhecimento dos artigos publicados pelo autor deste livro e por suas colaboradoras, levei-os para a sala de aula do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Estudamos os conceitos abordados, vivenciamos as experiências e planejamos coletivamente a sua replicação com crianças pequenas. Foi um sucesso. As futuras professoras aprenderam a ensinar o ato de ler por meio das legendas cinematográficas. Este conhecimento, elas levarão para a prática futura no magistério.

Insisti com o autor que as experiências relatadas em artigos fossem organizadas didaticamente em um livro, em que o professor encontrasse um porto seguro para conhecer a proposta metodológica, desde os conceitos teóricos que proporcionaram pensar a prática pedagógica até o planejamento da aula e de sua periodicidade; a escolha do filme; a preparação do grupo-classe; a apresentação da mídia e do contexto do filme escolhido, as paradas estratégicas, as perguntas impulsionadoras para a continuação da sessão de cinema, sempre tendo como meta destacar o contexto como fundamental no processo de compreensão.

O caminho apresentado neste livro nos levará a constatar que o texto em movimento é peça fundamental para a aprendizagem da leitura, porque mobiliza as funções dos olhos e as da mente humana durante o ato de ler.

Cada capítulo deste livro expõe um conjunto de reflexões bem articuladas que podem levar o professor a um caminho onde se encontram boas pistas para a prática de ensinar crianças a compreender a complexa teia de enunciados emaranhados em um grande auditório universal.

A densidade e a pertinência desta proposta de trabalho dialogam com a construção de uma outra escola, não vivida habitualmente pelas crianças. Este livro anuncia a possibilidade de criação de situações em que o ato de ler seja um ato humanizador e emancipatório na formação do leitor.

Adriana Pastorello Buim Arena

Universidade Federal de Uberlândia

Para uma leitura completa da obra, acesse o link abaixo e bom estudo!

ARENA, Dagoberto Buim. Aprender a ler, aprender a ver: filmes legendados em escolas. São Carlos: Pedro & João, 2023. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/aprender-a-ler-aprender-a-ver-filmes-legendados-em-escolas/