O livro ilustrado na formação de professores da educação infantil:
em defesa da educação desenvolvente

No mês de março de 2022, foi publicado o E-book das autoras Yaeko Nakadakari Tsuhako e Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, intitulado “O livro ilustrado na formação de professores da educação infantil: em defesa da educação desenvolvente”, pela editora da Oficina Universitária – UNESP/Marília, em parceria com a editora Cultura Acadêmica de São Paulo/SP, com apoio da Capes, sendo prefaciado por Stela Miller.

O livro tem como alicerce a perspectiva da teoria histórico-cultural e da filosofia da linguagem. Argumenta em defesa de uma educação desenvolvente, isto é, de uma educação em que o professor tem o papel de planejar ações de forma consciente para promover o desenvolvimento das funções psíquicas superiores da criança. Ressalta, nesse processo, a importância do livro ilustrado na promoção do desenvolvimento humano; demonstra a necessidade da apropriação do conhecimento para o desenvolvimento da consciência e explica que tanto o adulto como a criança possuem capacidade criadora para objetivar-se em produções autorais, porém o desenvolvimento de tal capacidade está vinculado às condições sociais e ao processo educativo. A obra discorre sobre a importância do processo de apropriação do conhecimento para a transformação da prática do professor e da professora de Educação Infantil, tendo como objeto de análise o livro ilustrado. As autoras têm o desejo de inspirar os professores a se tornarem autores de suas práticas em defesa da coletividade, do bem comum e da humanização das crianças.

Para a leitura completa da obra, acesse o link abaixo!

https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/404

TSUHAKO, Yaeko Nakadakari. GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. O livro ilustrado na formação de professores da educação infantil: em defesa da educação desenvolvente – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024.