O vídeo Filmes Legendados foi montado com recortes de filmes e de diálogos entre professores, bolsistas e alunos de um projeto de apresentação de filmes legendados realizado pela UNESP, Marília. Por que apresentar filmes legendados para crianças em fase de alfabetização? Elas têm a oportunidade de apreciar bons filmes que tematizam situações conflituosas da vida em que outras crianças são as protagonistas. Pelos filmes, elas conhecem outras línguas, outras culturas, outros costumes e aprendem a ler no silêncio porque não há tempo para pronunciar as palavras vistas na tela. O tempo de permanência das legendas na tela dura poucos segundos. Essas condições solicitam que a criança aprenda a ler com os olhos, a fazer previsões e a levantar hipóteses de sentido. Tudo isso de maneira rápida. O ensino do professor durante a projeção é fundamental para essa formação.
Vídeo: Filmes legendados e a formação do leitor
Para saber mais, leia o artigo : A formação do leitor do ensino fundamental: as legendas cinematográficas
Bela e promissora ideia ! Mais do que nunca nessa situação o olhar e a formulação do sentido caminham juntos, na contramão da decifração. Parabéns pela iniciativa relevante !!!
Que belo trabalho.
Inspirador para promover situações de ensino contextualizadas e significativas para /com as crianças.
Obrigada por compartilhar!!!
Excelente projeto!
A socialização com métodos diversos, como leitura e também autonomia dos alunos. Buscando com que, essa atividade, tenha sentido ao cotidiano do aluno. Afinal, quem não gosta de assistir um filme? Muito bom!!
Agradecemos seu comentário, Natalia. O cinema é sempre envolvente. E por que não botar as crianças diante das legendas, não é?
Pelo cinema eu conheci o mundo, Natália. Minha cidade era pequena, mas pela tela fui pro mundo todo. E aprendi a ler.