O vídeo Filmes Legendados foi montado com recortes de filmes e de diálogos entre professores, bolsistas e alunos de um projeto de apresentação de filmes legendados realizado pela UNESP, Marília. Por que apresentar filmes legendados para crianças em fase de alfabetização? Elas têm a oportunidade de apreciar bons filmes que tematizam situações conflituosas da vida em que outras crianças são as protagonistas. Pelos filmes, elas conhecem outras línguas, outras culturas, outros costumes e aprendem a ler no silêncio porque não há tempo para pronunciar as palavras vistas na tela. O tempo de permanência das legendas na tela dura poucos segundos. Essas condições solicitam que a criança aprenda a ler com os olhos, a fazer previsões e a levantar hipóteses de sentido. Tudo isso de maneira rápida. O ensino do professor durante a projeção é fundamental para essa formação.
Vídeo: Filmes legendados e a formação do leitor
Para saber mais, leia o artigo : A formação do leitor do ensino fundamental: as legendas cinematográficas
Bela e promissora ideia ! Mais do que nunca nessa situação o olhar e a formulação do sentido caminham juntos, na contramão da decifração. Parabéns pela iniciativa relevante !!!
Que belo trabalho.
Inspirador para promover situações de ensino contextualizadas e significativas para /com as crianças.
Obrigada por compartilhar!!!