A partir da concepção de leitura como processo de construção e reconstrução de sentidos de enunciados da linguagem escrita, as autoras Dra. Vanilda Gonçalves de Lima e Dra. Neire Marcia da Cunha publicaram o artigo intitulado “Apropriação da leitura e o sentido discursivo da linguagem escrita”, tomando como base a concepção de leitura e os postulados de Lev. Vigotski, bem como os procedimentos de ensino e aprendizagem da leiturização propostos por Jean Foucambert. O artigo visa a refletir e a analisar as concepções de leitura de ambos os autores e suas implicações metodológicas no processo de alfabetização e da formação e desenvolvimento das crianças.

Os autores estudados apresentam concepções de linguagem que se coadunam com os princípios da Alfabetização Humanizadora defendidos pelo NAHum, por isso é oportuna a indicação da leitura do artigo publicado pela Revista Abalf, em abril de 2021 (p. 101-114), que pode fundamentar a prática pedagógica de professoras/es alfabetizadoras/es em escolas brasileiras.

Caro leitor, você poderá acessar o artigo pelo endereço eletrônico disponível no site da Revista Abalf ou acessando o link abaixo:

Apropriação da leitura e o sentido discursivo da linguagem escrita.

Disponível em:

https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/531

Como citar o artigo:

LIMA, V. G.; CUNHA, N. M. A apropriação da leitura e o sentido discursivo da linguagem escrita. Revista Brasileira de Alfabetização. Vol. 14, 2021, p. 101-114. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/531.