As letras maiúsculas feitas por professores com papel, papelão ou plástico, chamadas alfabeto móvel, têm sido muito utilizadas nas salas de aula de alfabetização. Você já pensou nas consequências desse uso para a aprendizagem da linguagem escrita pelas crianças?
O capítulo de livro Pedagogia Freinet e o uso do alfabeto móvel: reparos necessários, escrito por Adriana Pastorello Buim Arena (REMFA – 2021 – Brasil Edições Hipótese), problematiza o uso do alfabeto móvel nas salas de alfabetização e, com base em Freinet (1974; 1977) e em Bajard (2021), propõe a sua substituição por um conjunto de caracteres tipográficos. Quer saber mais sobre esta temática? Então, leia o texto.
Artigo – Pedagogia Freinet e o uso do alfabeto móvel
Livro completo: E-book_REMFA 2021_ISBN
Uma discussão necessária e excelentes colocações!!
Foi muito bom ler as suas avaliações, Izabella. Isso nos anima a abordar mais esses temas.
Temática atual e necessária. Parabéns por todo trabalho.
A gente vai pesquisando sempre para encontrar os melhores caminhos metodológicos, Aline.